De bem com a circulação: cinco alimentos que previnem o desenvolvimento das varizes

Comer bem faz a diferença em todos os setores da vida, principalmente quando o assunto é estética. Um exemplo disso são as varizes que podem ser prevenidas com uma dieta estratégica e equilibrada.

As varizes surgem quando as veias não funcionam direito, acabam se dilatando e o sangue fica estagnado. Elas, que são mais comuns nas pernas e nos pés, podem prejudicar o sistema cardiovascular e aumentam o risco da pessoa desenvolver trombose. 

Em entrevista ao Taeq, a nutricionista Mariana Duro explicou que a prevenção depende de ter uma alimentação rica em alimentos anti-inflamatórios e antioxidantes. Ela ainda reforçou a importância de beber bastante água e de evitar alimentos processados. 

Para te ajudar a não sofrer com esse problema, a nutricionista Mariana Duro listou alguns alimentos (e nutrientes) capazes de diminuir as chances de desenvolver varizes. 


1- Alimentos ricos em vitamina C e antioxidantes
 

“O ideal é apostar em alimentos fontes de vitamina C e bioflavonóides, como tomate, damasco, morango, limão, abacaxi, acerola, ameixa e pêssego; frutas vermelhas, como framboesa, amora, uva, cranberry, mirtilo; vegetais roxos, como cebola roxa, berinjela e repolho roxo”, aconselhou a nutricionista ao Taeq. Alimentos ricos em vitamina C e bioflavonóides, pois eles atuam como antioxidantes que fortalecem a estrutura das veias e dos capilares e diminuir a formação de radicais livres. 

2- Açafrão e gengibre

Esses alimentos atuam como anti-inflamatórios e melhoram o funcionamento do sistema cardiovascular.

3- Vegetais verde-escuros

As varizes podem ter relação com a coagulação do sangue, para garantir a prevenção é importante consumir alimentos anticoagulantes. “Alimentos de coloração verde-escura, como brócolis, espinafre, couve e rúcula, por exemplo, são ricos em magnésio e potássio, sendo fundamentais para o controle de coagulação sanguínea e para a prevenção de varizes e tromboses”, contou Taeq.


4- Ômega 3

Alimentos ricos em ômega 3, como atum, sardinha, linhaça e chia, por exemplo, atuam como anticoagulantes e anti-inflamatórios.

5- Amendoim
Esse alimento funciona como vasodilatador e atua na melhora da sanguínea e ainda contribui para a circulação.

A especialista ainda pontuou a importância de fazer atividade física. “Os exercícios melhoram a circulação e melhoram o funcionamento do sistema linfático. Desta forma, atua de forma direta evitando o aparecimento das varizes”, finalizou Mariana.

(iBahia)

Veja mais